quinta-feira, 24 de novembro de 2016

GRATIDÃO



Na última quinta-feira do mês de novembro se festeja nos Estados Unidos o dia de Ação de Graças, conhecido por lá como Thanksgiving Day. Antigamente, esta comemoração cristã era realizada em agradecimento às boas colheitas realizadas no ano. Hoje, representa um dia de gratidão a Deus, com orações e festas, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano.


No Brasil, o Thanksgiving Day não é uma comemoração tradicional e muitos só o conhecem em virtude dos diversos filmes norte-americanos que abordam esta data. No entanto, há famílias e igrejas brasileiras que realizam programações relacionadas ao dia Ação de Graças. E, mesmo em meio a correria da semana, haja vista não ser feriado por aqui, quero lhe convidar a também parar por alguns instantes para refletir sobre gratidão.


A gratidão, como todo sentimento, se inicia como uma sensação, neste caso positiva. Ficamos felizes por alguma atitude, um favor, um auxílio, daí quase automaticamente agradecemos (ou não, afinal há quem sequer agradeça) e, em muitas situações não passa disso. “Uai, o que mais você quer?” Bem, sinto lhe informar, mas gratidão é bem mais do que agradecer. Envolve reconhecimento e o desejo de retribuir aquele gesto de bondade. Ser grato é uma atitude.


Em contraposição temos a ingratidão e pensando por esta perspectiva fica mais fácil entender porque a gratidão é bem mais que uma sensação. Basta se lembrar das vezes nas quais alguém foi ingrato com você. As situações nas quais menosprezaram sua colaboração. Os momentos em que você ajudou alguém, mas não teve o mesmo auxílio. As ocasiões em que você se dedicou ao projeto de outra pessoa e nem ouviu um simples “obrigada”. Sua frustração nessas situações decorreu da expectativa de que cada uma dessas pessoas fosse GRATA a você. E não bastava sentir gratidão, mas também demonstrá-la não é mesmo?


Pois bem, agora tente se lembrar de tudo de bom que aconteceu com você neste ano. As pequenas e as grandes realizações. Os momentos mais singelos de felicidade. Reflita também sobre as adversidades. Contratempos que a princípio pareciam problemas enormes, mas depois se tornaram oportunidades, te fizeram crescer. Ou mesmo os transtornos que ainda hoje não fazem qualquer sentido. Eu, particularmente, acredito que em todas estas situações Deus está conosco e devemos ser gratos a Ele. E, ser grato, como já disse, não se limita a agradecê-lo em oração, mas reconhecer a graça de Deus em nossas vidas e retribuir esse imenso amor.


Assim sendo, quero finalizar este post agradecendo a Deus por sempre estar ao meu lado e propor a mim e a você que sejamos realmente mais gratos uns com os outros. Também não poderia deixar de agradecer a cada pessoinha linda que lê, interage e contribui com este blog. Espero poder demonstrar toda minha gratidão a vocês produzindo conteúdos cada vez mais repletos de carinho e amor.

Um graaande beijo e muito obrigada!


6 comentários:

  1. Muito bom o post! É o momento para refletir.
    Eu agradeço todos os dias a Deus pelo ar que eu respiro e pelo dia que vivo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia que essa data se refletia em algo no Brasil,mas bom saber! E eu concordo com você no post,temos MT que agradecer!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto para reflexão! Quanto mais a gente agradece, mais coisas boas acontecem. Aprendi, que temos que agradecer a Deus por tudo, desde o momento em que abrimos os olhos pela manhã.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Essa palavra tem muito poder.
    BELO POST
    Bjs, Keila
    http://emagrecendonovoestilodevida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Muito bom este texto, nós faz parar para pensar que vivemos e quando as coisas dão certo ficamo felizes e "calados" , mas quando dão errado ficam reclamando. Super beijo da Luma

    ResponderExcluir
  6. É mágico o significado de Ações de Graças e sempre procuro refletir sobre as minhas atitudes e agradeço sempre à Deus pelas benesses da vida, adorei o post muito significativo. Bjs

    ResponderExcluir